O Mundial de Clubes terá uma edição com a participação de 32 equipes em 2025, anunciou Gianni Infantino, presidente da Fifa, nesta sexta-feira (16), em entrevista coletiva no Qatar.

16/12/2022

Ainda não há detalhes sobre a sede ou como serão definidos os clubes participantes do torneio, que reunirá os “melhores times do mundo”, nas palavras do dirigente.

A decisão de remodelar o Mundial para uma edição “à la Copa do Mundo” foi tomada em Congresso da Fifa, realizado também nesta manhã em Al Rayyan, no Qatar.

Infantino foi perguntado sobre essa nova competição em entrevista coletiva, mas o único detalhe complementar que concedeu foi que o Mundial ocupará o espaço da janela que anteriormente era da Copa das Confederações.

“Está decidido. Esse será o Mundial de Clubes, com 32 times, que será disputado. E será disputado no verão (europeu) de 2025. Vai substituir a Copa das Confederações. Será mais longo. Os melhores times do mundo estarão lá. Os detalhes vão ser discutidos. Sedes e datas vão ser decididas nas próximas semanas ou meses. Mas a decisão está tomada. Foi aprovado aqui no Congresso.”

No mesmo encontro, o Marrocos foi confirmado como sede do Mundial de 2022, que será realizado ainda no formato antigo, apenas com campeões continentais e o nacional do país-sede.

Essa edição, entre 1º e 11 de fevereiro de 2023, contará com a presença do Flamengo, campeão da Conmebol Libertadores, e do Real Madrid, vencedor da Champions League.

Desde 2019, a Fifa aprovou mudanças no Mundial, em um torneio que “estrearia” em 2021 com 24 clubes. Os planos foram adiados também pela pandemia de COVID-19.

Os europeus, que nunca se empolgaram com a alteração, teriam direito a oito vagas, enquanto a América do Sul, seis – com campeões tanto da Libertadores, quanto da Copa Sul-Americana participando.

Infantino também anunciou que a Fifa aprovou plano para organizar também um Mundial de Clubes feminino. Nenhum detalhe, sobre data, formato ou sede, porém, foi definido até o momento.

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/