Após a operação, a Light terá controle total da empresa

 

26/01/2023

Banner_Gov.br_Light-e-Axxiom.png

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou a aquisição, pela Light, de 49% do capital social da Axxiom. Com a consolidação da operação, a Light terá total controle pela organização. O despacho que aprova o ato de concentração, sem restrições, foi assinado nesta última terça-feira (24/01).

A Light atua de forma integrada no setor de energia elétrica no Brasil, nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. A Axxiom, por sua vez, é referência no fornecimento de softwares sob encomenda com soluções de vanguarda para corporações do setor energético nacional. De acordo com o formulário de notificação apresentado pelas empresas ao Cade, a compra representa uma oportunidade para que a Light concretize o controle na Axxiom, de forma a permitir maior alavancagem operacional do negócio.

Segundo o parecer da SG, a unidade frisou que analisa de forma frequente e assertiva o mercado de transmissão de energia elétrica e que a participação da Light no setor ficaria abaixo de 30% após a finalização da aquisição. Quanto ao ramo de softwares, a Axxiom interfere especificamente no subsegmento de programas sob encomenda e também manterá uma participação inferior à média estipulada pela SG. Dessa forma, o departamento concluiu que a operação não acarretará prejuízos ao ambiente concorrencial.

Se o Tribunal do Cade não avocar os atos de concentração para análise ou não houver interposição de recurso de terceiros interessados, no prazo de 15 dias, as decisões da Superintendência-Geral terão caráter terminativo e as operações estarão aprovadas em definitivo pelo órgão antitruste.

Ato de Concentração nº 08700.000322/2023-78.

Fonte: CADE