Formação busca qualificar processo que envolve a substituição do e-SAJ pelo novo sistema
26 de Março de 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), deu início ao programa de capacitação para o uso do eproc, nova plataforma que substituirá gradualmente o e-SAJ no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Na última sexta-feira (21), a turma de capacitores foi treinada na sede da ESA, com a participação de 56 advogados que atuarão como multiplicadores em todas as subseções do estado.
O diretor-tesoureiro da OAB SP, que também é o coordenador do projeto, Alexandre de Sá Domingues, destacou a importância da iniciativa. “A OAB SP não poderia ficar de fora desse momento de mudança. Nosso compromisso é garantir que os advogados tenham acesso a um sistema mais moderno e eficiente, que solucione gargalos enfrentados com o e-SAJ e melhore a rotina da advocacia”, pontuou.
Os conselheiros secionais, Leopoldo Luis Lima, Rodrigo Prates e Natália Soares, integram o grupo de trabalho sobre as capacitações ao lado do presidente da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti. Responsável pela capacitação dos multiplicadores do eproc, Fanti ressaltou que a adaptação ao novo sistema pode gerar dúvidas iniciais, mas a plataforma foi desenvolvida para facilitar o dia a dia dos profissionais do Direito. “Quando demonstramos o eproc na prática, os advogados percebem como ele elimina dificuldades e oferece soluções mais ágeis”, destacou.
Como próximos passos, os advogados capacitados levarão o treinamento para as 257 subseções do estado, garantindo que a advocacia paulista tenha acesso ao conhecimento necessário para operar o eproc. A aquisição do curso pode ser feita com o programa “Anuidade de volta”. Além disso, o programa “OAB Vai até Você” promoverá oficinas regionais sobre a nova plataforma.
A capacitação contou, ainda, com a presença de representantes do TJSP, Paula Naval, Felipe Albertini Nani Viaro e Bruno Moratti. Os magistrados puderam mostrar o sistema na prática e apresentar as justificativas de mudança por parte do Tribunal. Também esteve presente Glaucia Camargos Campolina Ferreira, diretora de inovação e tecnologia da OAB MG, que apresentou um pouco da realidade vivida por Minas Gerais durante a mudança de sistema.
A OAB SP reforça a importância da participação dos advogados nos cursos e oficinas para uma transição tranquila. A programação completa das capacitações pode ser acompanhada no site da entidade.
Fonte: OAB – SP