O Facebook planeja testar uma nova ferramenta de meios de pagamento que pemitiria aos consumidores fazer compras em aplicativos móveis usando seus dados de acesso do próprio Facebook, segundo pessoas a par dos planos da empresa.

O produto, dizem as fontes, permitiria que qualquer consumidor que tenha previamente fornecido ao Facebook os seus dados de cartão de crédito faça compras em aplicativos de comércio eletrônico parceiros sem precisar digitar informações para realizar o pagamento.

O Facebook confirmou o teste, que deve começar no próximo mês, ao site de tecnologia AllThingsD, do The Wall Street Journal.

A loja virtual JackThread, voltada para o público jovem masculino, é a parceira no teste. Ela tem um forte relacionamento com o Facebook, deve uma boa parte da receita às compras feitas via celular e pode ter uma respeitável sobreposição de usuários com um segmento da rede social – os usuários de jogos – que provavelmente ja passaram para o Facebook informações dos seus cartões de crédito.

Se o novo produto acabar sendo de fato amplamente lançado, o Facebook concorrerá com a gigante de pagamentos digitais PayPal no segmento de dispositivos móveis. Ele também irá concorrer com ofertas do Google, Amazon e algumas empresas iniciantes que de uma forma ou outra estão trabalhando para facilitar as compras feitas via celular. Todas essas empresas, incluindo o Facebook, reconhecem que pode ser um desafio colocar facilmente informações para pagamento em pequenos aparelhos celulares.

Se o produto for ampliado para mais parceiros, ele poderia dar ao Facebook uma aguçada percepção dos hábitos de compras e preferências dos seus usuários, um lucrativo conjunto de dados que poderia ser reunido pela maior rede social do mundo.

Fonte: VALOR ECONÔMICO – EMPRESAS

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.