Uma semana depois de o Banco Central aumentar os juros básicos (Selic) de 7,25% ao ano para 7,5% ao ano, os analistas reduziram a projeção para a taxa no fim do ano. Eles apostam que o Comitê de Política Monetária (Copom) não elevará tanto a Selic como o previsto. A previsão para os juros no fim do ano caiu de 8,5% ao ano para 8,25% ao ano. Os especialistas esperam três aumentos seguidos de 0,25 ponto percentual daqui para a frente, apesar de os analistas do mercado financeiro aumentaram a expectativa para a inflação neste ano.
A perspectiva para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,68% para 5,70%, de acordo com a pesquisa semanal que o BC faz com as principais instituições financeiras do país. A revisão divulgada hoje foi feita na sexta-feira: no mesmo dia em que os especialistas se assustaram com a aceleração do IPCA-15.
Apesar da alta na estimativa para a inflação, a aposta para o crescimento neste ano ficou estável em 3%. No entanto, a expectativa para a expansão da indústria caiu de 3% para 2,86%. Para o ano que vem, a previsão para o ano que vem também diminuiu para o setor industrial passou de 3,8% para 3,75%.
Já a aposta para o crescimento ficou estável em 3,5% para 2014. Entretanto, a projeção para a inflação oficial subiu levemente de 5,7% para 5,71%. E a expectativa para a Selic ficou estável em 8,5% porque os especialistas apostam que o Copom fará uma nova alta de 0,25 ponto percentual em janeiro.
Fonte: Agência O Globo
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Deixe seu comentário!