Delegado federal brasileiro é eleito vice-presidente da Interpol nas Américas

25 de novembro de 2021

O delegado federal Valdecy Urquiza Júnior foi eleito nesta quinta-feira (25/11) vice-presidente nas Américas da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). O Brasil ficará pela primeira vez no comando da vice-presidência de uma das seções do órgão.

O delegado federal Valdecy Urquiza Júnior

Urquiza disputava a vaga com candidatos da Colômbia e de Trinidade e Tobago. O mandato da vice-presidência é de três anos.

A eleição na Interpol funciona com o sistema de voto único por país. Cada um dos 195 integrantes da organização podem votar em cada disputa, que neste ano aconteceu em Istambul, na Turquia.

Além dos vices presidentes regionais, o órgão internacional também elegeu um novo presidente. Ahmed Nasser Al Raisi, dos Emirados Árabes Unidos, foi o escolhido.

Urquiza comandou o escritório central da Interpol no Brasil, entre 2015 e 2018, e liderou uma equipe de 60 policiais enquanto chefiava a Diretoria de Crime Organizado na Interpol em Lyon, na França, até dois meses atrás.

A Polícia brasileira é representada no Comitê Executivo da Interpol desde 2018 pelo delegado de PF Rogério Galloro. A corporação brasileira apostou na candidatura de Urquiza como uma estratégica para manter a participação do país no conselho.

Fonte: Revista Consultor Jurídico