O país adotou medida para acelerar a obtenção de vistos de trabalho de até 90 dias para estrangeiros.

Pela nova norma, aprovada nesta semana pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), os pedidos para os vistos agora poderão ser solicitados diretamente nos consulados brasileiros no exterior, sem necessidade de tramitação no Ministério do Trabalho.

Em nota, o ministério explicou que esses vistos são concedidos para prestação de serviço de assistência técnica de curta duração a empresas brasileiras, sem vínculo de emprego no país.

Segundo o CNIg, a medida foi o primeiro resultado obtido com a criação, em março, de comissão no conselho que visa modernizar o sistema de emissão de vistos de trabalho a estrangeiros.

MOROSIDADE

De acordo com um estudo da Brasil Investimentos & Negócios (BRAiN), o processo de obtenção de visto de trabalho para estrangeiros no Brasil é um dos mais burocráticos do mundo.

O Brasil exige cerca de 19 documentos do imigrante e o processo leva, em média, 52 dias. Na Austrália, são 30 dias, e, no México, 40.

Segundo o estudo, o ideal seria diminuir para dez o número de documentos obrigatórios no Brasil, reduzindo o tempo de processamento do visto.

Fonte: FOLHA DE S. PAULO – MERCADO

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.