05/12/2022

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) recebeu relatos de suas associadas e associados sobre uma nova modalidade de golpe aplicado às partes envolvidas em processos judiciais. Por meio dos sítios eletrônicos dos tribunais, criminosos acessam informações de processos e entram em contato com as partes, passando-se por advogadas e advogados dos escritórios envolvidos, solicitando pagamento de valores correspondentes às taxas judiciais.

Normalmente, a abordagem ocorre por contato via aplicativo de mensagens ou ligação telefônica. Os contatos são obtidos mediante pesquisas feitas nos processos eletrônicos que tramitam de forma pública. Na consulta aos autos são também identificados os dados dos patronos, a fase em que se encontra o processo e se há algum valor pendente a ser recebido ou algo que justifique a abordagem solicitando o pagamento.

Em muitos casos, os golpistas se utilizam de fotografias dos próprios causídicos, indicando informações específicas dos processos para dar aparência de veracidade à cobrança e convencer as vítimas a efetuar transferências bancárias, por meio de pagamentos via Pix, dos valores solicitados.

O episódio relatado é grave, pois, além de colocar as partes envolvidas no processo em risco, afeta diretamente a atuação dos profissionais da advocacia, uma vez que são utilizados nomes de escritórios, de advogadas e advogados e imagens pessoais no cometimento de condutas criminosas.

A fim de prevenir que futuros golpes sejam aplicados, a Associação alerta a toda a advocacia, recomendando aos escritórios e advogados que não façam cobranças por aplicativos de mensagens e que orientem seus clientes a não efetuar pagamentos antes de entrar em contato com o escritório ou diretamente com o profissional da advocacia responsável pelo caso.

AASP EM AÇÃO – A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Acreditamos que o profissional deve se dedicar ao que faz melhor: advogar.

Atuamos em defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além de termos o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais. AASP: potencializando e facilitando o exercício da advocacia.

Fonte: AASP